Maringá Maringá -
Zafalon promoções e organização de eventos - Desenvolvimento Humano em Foco com Guto Zafalon especialista em GENTE.
Maringá comemora 68 anos de fundação no próximo domingo, dia 10, mas a Unimed antecipou, no último final de semana, seu presente de aniversário para os maringaenses. No sábado e no domingo (02 e 03/05), a cooperativa promoveu uma ação denominada "Maringá, palco de gente feliz", em que ofereceu ao público apresentações ao ar livre com balé e saxofone. A programação seria completada no final da tarde de domingo na praça da Catedral Metropolitana, com a exibição de uma peça teatral a cargo do Circo Teatro Sem Lona, que acabou cancelada em virtude da forte chuva.
Balé - Na manhã de sábado, quem caminhava pela Avenida Brasil no trecho entre a Praça Raposo Tavares e a Avenida São Paulo, se deparou com duas bailarinas fazendo evoluções na calçada, seguidas de uma equipe com um equipamento de som para embalar a dança. Ao mesmo tempo, alguém carregava um banner com a identificação da Unimed e duas moças abordavam as pessoas, convidando-as a criarem mensagens de saudação à cidade, que serão publicadas durante a semana na página de Facebook da cooperativa médica.
Surpresa - "Que lindas!", reagiu a dona de casa Fátima Marirozi ao se deparar com as bailarinas dançando na Avenida Brasil. Ela foi surpreendida enquanto caminhava em companhia da neta Gabriela para visitar algumas lojas. "A Unimed merece aplausos pela iniciativa", disse. O casal Edenilson e Gisele Souza fez até uma pausa na caminhada para que a filha Kimberlly, de seis anos, pudesse apreciar melhor a apresentação. "Não é sempre que se pode ver balé assim, a Unimed está de parabéns", comentou Gisele. Aos 58 anos, o vendedor ambulante de doces, Geraldo Aparecido Santos, deixou o carrinho de lado para olhar: "Nunca tinha visto, parecem duas fadas", comentou. Atendentes de lojas saíam para conferir a inesperada ação, que também despertava a atenção de passageiros de ônibus e de veículos que trafegavam pela Avenida Brasil. Dois trabalhadores haitianos, Jackson e Joceli, também interromperam a caminhada: "É muito bonito", afirmou o primeiro. Acompanhado dos filhos Lara, Cauan e Mateus, o empresário Luigi Michelan salientou que "levar cultura para a população é sempre muito importante". "Chega a ser emocionante", disse dona Maria Terezinha, ao lado do marido Antonio Justino Forcelli, lembrando que a ação da Unimed poderia ser considerada também um presente para o Dia das Mães [a ser comemorado, igualmente, no próximo domingo].
Sucesso - A analista de eventos da cooperativa médica, Juliana Polo, destacou que "a Unimed optou por desenvolver uma iniciativa diferente para presentear a cidade". Na opinião dos participantes, o resultado não poderia ter sido melhor. Para as bailarinas Mariana Casagrande e Pamela Buzzi, ambas de 19 anos, foi uma experiência inédita. "Faço balé há nove anos e poucas vezes senti tanta emoção", afirmou Mariana, que começou a dançar aos três anos. Segundo ela, foi memorável se apresentar no meio do público que, entusiasmado, aplaudia quando ambas passavam. Para Pamela, "foi gratificante", lembrando que jamais pensou em dançar numa passarela de pedestre, em plena manhã de sábado, diante de carros parados, quando o semáforo fechou.
Música - No domingo, por volta das 10h, foi a vez do saxofonista Cláudio Caldeira, de 26 anos, surpreender as pessoas que passeavam ou se exercitavam no entorno do Parque do Ingá. Ele integra uma banda denominada Isaac Abeche & Encanadores do Blues e toca há três anos. A dona de casa Elizabetti Furlan elogiou a iniciativa da Unimed, dizendo que "outras ações culturais como essa devem ser promovidas". Em seguida, registrou a sua frase: "Maringá, uma cidade linda, que merece a nossa homenagem". O empresário Ronil Paulo Gomes e a esposa Sirlei também deram um tempo na caminhada para aproveitar a música: "Valeu mesmo", comentou ele. De longe, sentado num equipamento da academia ao ar livre, espiando a trupe, o escritor Robert Fabris disse: "a cidade fica ainda mais bonita e humana com realizações assim". (Imprensa Unimed Maringá)