Acredito que todos ou pelo menos a maioria, conhecem a estória da (Lebre e a Tartaruga).
Onde a Lebre se gabava da sua velocidade e zombava da humilde Tartaruga por causa das suas pequeninas pernas e lentidão. No entanto, mesmo a Tartaruga sabendo de todas as suas limitações, desafiou a Lebre para uma corrida e a venceu.
O excesso de confiança da Lebre fez com que ela menosprezasse a Tartaruga ao ponto de descansar e dormir durante a corrida. Acreditando que se fosse ultrapassada pela concorrente era só correr novamente e logo estaria na sua frente de novo. Enquanto a Tartaruga, não se deixou abater em nenhum momento, mesmo quando viu a Lebre disparar na sua frente na largada, ela seguiu sua jornada sem se preocupar com o resultado alheio, apenas acreditando em si mesma e valorizando o que ela tinha de mais precioso… a persistência.
Persistência: Não desistir, continuar tentando e perseverando até conseguir o resultado almejado.
Ao contrário da Lebre que por excesso de confiança parou para descansar e dormiu, a Tartaruga continuou sem parar um só minuto… e no final, cruzou a linha de chegada primeiro que a Lebre.
A Tartaruga nos deixou as seguintes lições:
– Objetivo
– Persistência
– Paciência
– Superação
A Tartaruga mesmo conhecendo as suas limitações, desafiou a Lebre com o objetivo de vencê-la, não apenas de competir com ela, persistiu e continuou caminhando mesmo que bem devagar, teve paciência em saber esperar… e por último a superação. Onde ela venceu todos os obstáculos que estavam em seu caminho.
Quando a Tartaruga desafiou a Lebre, em nenhum momento ela se preocupou com o resultado alheio, com aquilo que a mesma já teria conseguido durante a sua vida ou em que parte da corrida a Lebre estava.
Ela focou em si mesma e na sua persistência em continuar a sua jornada, e cruzar a linha de chegada.
Muitas vezes entraremos em uma empresa com muitos objetivos, mas, seremos surpreendidos com uma série de exigências, obstáculos e pessoas que já se sentem preparadas para o que der e vier, entretanto, não devemos olhar para o resultado alheio, o nosso foco dever estar sempre em nós mesmos e na nossa carreira, nosso sucesso, ou seja, na nossa realização profissional.
“Nunca despreze a si mesmo.”
“Reconheça o seu próprio valor.”
Desenvolvimento HUMANO com o Palestrante e consultor Guto Zafalon
www.gutozafalon.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário