terça-feira, 5 de janeiro de 2016

A importância do Planejamento Empresarial - Guto Zafalon Palestrante

A importância do Planejamento Empresarial

Várias empresas acabam fechando as portas no primeiro ano de vida. O principal motivo é a falta de planejamento

 

Os Maias formaram uma das grandes sociedades que habitavam a região que corresponde hoje à Península de Iucatã, no sul do México. Eles são um grande exemplo de sociedade planejada e organizada. Eles não chegaram a construir um império unificado, como os astecas e os incas, mas formaram unidades políticas independentes.
O interessante é que para se tornarem uma das grandes civilizações, presentes até hoje nos livros de história, agiram com muito planejamento e estratégia. Para se ter uma ideia, já naquela época, planejaram todo o esquema político de forma que o chefe de governo de cada cidade era assessorado por um conselho e auxiliado por um conjunto de funcionários públicos, responsáveis pela manutenção da ordem pública, como os chefes das aldeias, os chefes militares, entre outros
O México, que tem uma forte história de sociedades bem planejadas, também tem hoje a segunda maior economia da América Latina, atrás apenas do Brasil, e se planeja para crescer ainda mais nos próximos anos. 
De nada adianta uma ação bem executada sem um planejamento estratégico bem feito, e vice-versa. 
O fato é que ação e planejamento devem andar lado a lado para garantir o sucesso de uma empresa. Agir de maneira correta e planejar sabiamente são hoje quase que pré-requisitos das grandes corporações bem sucedidas. Michael Porter, professor em Harvard e um dos principais especialistas em estratégia do mundo, fala que no contexto empresarial, o planejamento, ou pensamento estratégico, é um processo contínuo de criação, implementação e avaliação de decisões que orientam e permitem a uma organização atingir seus objetivos.
Várias empresas acabam fechando as portas no primeiro ano de vida. Os empresários costumam se justificar, dizendo que a economia está ruim e a taxa de inflação alta. Isso pode até acontecer, mas o principal motivo é, na verdade, falta de planejamento. Muitos gestores não entendem que o processo de planejamento dentro das organizações é tão importante quanto o processo produtivo. Alguns casos de sucesso no Brasil mostram claramente isso. Por exemplo, uma fabricante de calçados, que precisava fortalecer e fazer crescer sua marca de chinelos. A concorrência sempre foi difícil. Eles precisaram de um planejamento estratégico de muita qualidade. Traçaram os desafios do marketing, fizeram as análises necessárias e planejaram toda uma ação de promoção da marca, com objetivos traçados e resultados mensurados periodicamente. Desta forma, conseguiram, não ser a maior marca de chinelos do Brasil, mas alcançar os objetivos planejados e se firmar no mercado.

www.gutozafalon.com.br
Palestrante, animador sócio cultural Guto Zafalon tem o Foco no desenvolvimento Humano das empresas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário