A importância do Planejamento Empresarial
Várias empresas acabam fechando as portas no primeiro ano de vida. O principal motivo é a falta de planejamento
Os Maias formaram uma das grandes sociedades que habitavam a região que
corresponde hoje à Península de Iucatã, no sul do México. Eles são um
grande exemplo de sociedade planejada e organizada. Eles não chegaram a
construir um império unificado, como os astecas e os incas, mas formaram
unidades políticas independentes.
O interessante é que para se tornarem uma das grandes civilizações,
presentes até hoje nos livros de história, agiram com muito planejamento
e estratégia. Para se ter uma ideia, já naquela época, planejaram todo o
esquema político de forma que o chefe de governo de cada cidade era
assessorado por um conselho e auxiliado por um conjunto de funcionários
públicos, responsáveis pela manutenção da ordem pública, como os chefes
das aldeias, os chefes militares, entre outros
O México, que tem uma forte história de sociedades bem planejadas,
também tem hoje a segunda maior economia da América Latina, atrás apenas
do Brasil, e se planeja para crescer ainda mais nos próximos anos.
De nada adianta uma ação bem executada sem um planejamento estratégico
bem feito, e vice-versa.
O fato é que ação e planejamento devem andar lado a lado para
garantir o sucesso de uma empresa. Agir de maneira correta e planejar
sabiamente são hoje quase que pré-requisitos das grandes corporações bem
sucedidas. Michael Porter, professor em Harvard e um dos principais
especialistas em estratégia do mundo, fala que no contexto empresarial, o
planejamento, ou pensamento estratégico, é um processo contínuo de
criação, implementação e avaliação de decisões que orientam e permitem a
uma organização atingir seus objetivos.
Várias empresas acabam fechando as portas no primeiro ano de vida. Os
empresários costumam se justificar, dizendo que a economia está ruim e a
taxa de inflação alta. Isso pode até acontecer, mas o principal motivo
é, na verdade, falta de planejamento. Muitos gestores não entendem que o
processo de planejamento dentro das organizações é tão importante
quanto o processo produtivo. Alguns casos de sucesso no Brasil mostram
claramente isso. Por exemplo, uma fabricante de calçados, que precisava
fortalecer e fazer crescer sua marca de chinelos. A concorrência sempre
foi difícil. Eles precisaram de um planejamento estratégico de muita
qualidade. Traçaram os desafios do marketing, fizeram as análises
necessárias e planejaram toda uma ação de promoção da marca, com
objetivos traçados e resultados mensurados periodicamente. Desta forma,
conseguiram, não ser a maior marca de chinelos do Brasil, mas alcançar
os objetivos planejados e se firmar no mercado.
www.gutozafalon.com.br
Palestrante, animador sócio cultural Guto Zafalon tem o Foco no desenvolvimento Humano das empresas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário