Ter a percepção das pessoas ao seu redor
é fundamental para o sucesso na carreira.
Nas organizações, cada um
convive com colegas, chefes, subordinados, clientes, fornecedores.
Cada
um com sua personalidade, qualidades e defeitos. Ter empatia, ou seja,
colocar-se no lugar de cada um – na pele do outro, como se diz – ajuda a
entender melhor quem está à sua volta. E isso leva a relações mais
saudáveis e produtivas.
Não é por acaso o sucesso de programas
de TV como Undercover Boss ou, na versão brasileira, o “Chefe Secreto”,
exibido no programa Fantástico, da Rede Globo. Durante uma semana o
chefe vira funcionário da sua própria empresa e trabalha em diferentes
setores.
Não pode se negar a receber ordens e deve se comportar como os
outros colegas de trabalho.
Assim pode conhecer o dia a dia da empresa,
as dificuldades enfrentadas pelos colaboradores e corrigir erros (além
de premiar os merecedores). O resultado normalmente é surpreendente. Os
líderes muitas vezes demonstram uma total falta de conhecimento do que
acontece no “chão de fábrica”. E aos descobrirem esse “mundo novo”,
começam a dar mais valor ao trabalho do outro.
Qual lição extraímos disso? Que a
empatia faz com que você se relacione de forma mais interativa e
consciente. É por isso que muitas multinacionais só promovem um
colaborador ao cargo de gerência depois que ele passou por todas as
funções que terá que coordenar. Só assim, saberá o esforço e o tempo
necessário para cada tarefa.
E como chegar a esse resultado?
Inicialmente, seja um bom ouvinte. Concentre-se no que o outro tem a
dizer. Saiba valorizar o trabalho do seu colega, elogiando e dando os
créditos devidos.
Um líder empático tem mais chance de ser
bem-sucedido e faz um ambiente organizacional melhor.
Porém, cuidado
para que isso não se torne um fardo. Entenda os outros, mas sempre tenha
em mente que, numa organização, existe um objetivo comercial a ser
atingido. O importante é que, num ambiente mais humano, todos trabalham
com mais prazer, gerando resultados com certeza melhores.
Guto Zafalon
Palestrante, Consultor e animador sócio cultural
Desenvolvimento Humano em Empresas.
www.gutozafalon.com.br
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