segunda-feira, 23 de março de 2015

O CHA define a competência,

O CHA define a competência, como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que uma pessoa demonstra, atualmente, é assunto mais do que conhecido entre profissionais, sejam eles de RH ou não. Mas hoje quero propor uma reflexão sobre um dos aspectos mais relevantes: o A do CHA.
Em minha experiencia na área de Recursos Humanos, sempre ouço de gestores a seguinte frase, quando vamos falar sobre o perfil e competências das pessoas que com eles trabalham: “este profissional conhece profundamente a área”, “se formou em uma das principais universidades do mundo”, “conhece o produto como ninguém”, “tem muita experiência na área”…e ao final destas frases vem o …”mas”. “é extremamente ansioso”, “não sabe ouvir não”, “quando pressionado, perde o controle”, “essa pessoa não tem iniciativa”. E isso me faz pensar o que seria mais importante quando falamos de desempenho e competência.
Posso aprender outro idioma. Posso estudar análise de rentabilidade, aprender ferramentas de sistemas, sobre encargos, impostos.
Posso aprender sobre qualquer coisa…mas e a atitude? Claro que, como psicóloga, acredito na mudança das pessoas e que o ser humano é capaz de mudar certos comportamentos, mas precisa ter disposição e vontade para isso.
Você que é destro, já experimentou escrever com a mão esquerda? Ou vice versa? Sentiu o esforço enorme para isso não é? Pois bem. Assim comparo o esforço de uma pessoa que não tem a habilidade, ou melhor, a atitude de relacionamento, ter que lidar com o público. A energia despendida para esta atividade pode ser muito grande e os resultados desta pessoa pode não ser percebido porque o foco dela estará mais em adaptar-se do que na venda, no resultado.
O que me faz cada vez mais acreditar que o A está no começo, meio e fim de tudo.
Está no começo porque é necessário disposição para mudar, para buscar novos conhecimentos.
Está no meio porque não importa somente o que se faz, mas o “como” se faz.
E está no fim porque certamente vai impactar o seu resultado e as suas entregas.
E você, como está o seu CHA?

Fonte: Luciane Zafalon - Inspiração S.A.
Desenvolvimento Humano - Guto Zafalon Inspiração S.A.

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