Identificar uma pessoa mimimi é relativamente fácil: está sempre reclamando, se achando vítima da situação, um sofredor que enfrenta a conspiração universal.
Não é necessariamente um ser mal humorado, mas se torna vítima com muita facilidade e parte para as redes sociais atormentando todo mundo com suas postagens. Em qualquer lugar ele é mal atendido, relata a todos o descaso do vendedor, o produto entregue fora dos padrões. Não importa se é no banco, na loja, na estrada cheia…até mesmo o vendedor de sorvete na praia o desagradou no último feriado.
Dentro das corporações o mimimi tem sempre um ponto de vista negativo sobre alguma mudança anunciada pela empresa.
Nunca acha que vai dar certo, se sente prejudicado por algo ou alguém, contamina o ambiente com esse mantra. Para quem atua com Comunicação Interna não existe sujeito pior para se relacionar do que esse. A empresa vai mudar de sede? Que horror, isso vai ser péssimo. Teremos troca no comando? Xi, cabeças vão rolar. Nossos fornecedores são bons? Não, são os piores, precisamos mudar tudo.
Nunca acha que vai dar certo, se sente prejudicado por algo ou alguém, contamina o ambiente com esse mantra. Para quem atua com Comunicação Interna não existe sujeito pior para se relacionar do que esse. A empresa vai mudar de sede? Que horror, isso vai ser péssimo. Teremos troca no comando? Xi, cabeças vão rolar. Nossos fornecedores são bons? Não, são os piores, precisamos mudar tudo.
Se o mimimi está na posição de cliente, aí nos resta engolir seco, muitas vezes. Para essa pessoa, o gol alcançado hoje encerra as comemorações à meia-noite. No dia seguinte a faca já está no pescoço novamente. Nem adianta apresentar o relatório com os resultados alcançados e esperar um sorriso, pois ele sacudirá a cabeça e apontará o dedo para o número menos interessante de toda a planilha. Seus olhos são treinados para enxergar o negativo. Por isso, recomendo sempre à equipe alardear nossos feitos, pois eles precisam ser celebrados. Entregar resultados é entregar nosso suor.
Guto Zafalon - palestrante com foco no
desenvolvimento Humano - Inspiração S.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário